quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CURIOSIDADES SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE DE SÃO LÚIS DO MARANHÃO
A Balança Geral do Comércio de Portugal indica que chegaram a São Luís, em 1778, cerca de 107.402 peças de azulejos. Hoje, cada peça vale mil dólares, pelo menos. O valor não é apenas comercial, mas sobretudo histórico. Mas muitos dos ladrilhos que restam, nas casas da capital maranhense, estão agora ameaçados pela falta de conservação. Até 1986, restavam 177 fachadas azulejadas na cidade. Eram 270 em 1959 e 221 em 1972.
A cidade
População: 738.327
Construções históricas:
Teatro Arthur Azevedo, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Fonte do Ribeirão, Igreja do Carmo, Capela dos Navegantes, Mercado da Tulhas
Museus:
Centro de Cultura Popular, Museu Histórico, Museu de Arte Sacra, Centro de Artes Visuais

Maranhês
.Açúcar e mulher, pega cada um como quer.(Gosto não se discute).
.Barbado? Só camarão.(Desejar somente companhia feminina).
.A galinha que canta é a que é a dona dos ovos.(Quem proclama os seus direitos é que consegue assegurá-los).
.Ovo não briga com pedra.
(O fraco sempre sai perdendo).
.João está vendendo farinha.(desarrumado, com a blusa
para fora da calça, como os vendores de farinha)
Cronologia
1612 :O nobre francês La Ravardière organiza uma expedição de três navios com 500 homens. Eles fundam o forte de Saint-Louis, em homenagem ao rei-menino Luís XIII.
1614: governador geral do Brasil despacha de Pernambuco uma expedição militar e consegue expulsar os franceses do Maranhão no ano seguinte.
1641: Invasão holandesa, encerrada três anos depois.
1684: estoura a Revolta do Bequimão, contra o monopólio do estado estabelecido pela Companhia do Comércio.
1755: O Marquês de Pombal cria a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que traz desenvolvimento e progresso.
1889: O Maranhão adere à República e São Luís passa a ser a capital de um estado federado. São Luís começa a entrar em decadência.
.Em nome de Sua Majestade, nós, Daniel de la Touche, Cavaleiro e Senhor de la Ravardiere, Francisco de Rasilly, também cavaleiro (...) tendo empreendido, por graça de Deus, o estabelecimento de uma colônia francesa do Maranhão ... Ordenamos, para a conservação dos índios entregues à nossa proteção, (...)que ninguém os espanque, injurie, ultraje, ou mate sob penas de sofrer castigo idêntico à ofensa;Ordenamos que não se cometa adultério, por amor ou violência, com as mulheres dos índios, sob pena de morte, pois seria isso não só a ruína da alma do criminoso, mas também a da colônia; igualmente ordenamos, sob idêntica pena, que não se violentem as mulheres solteiras;
Proibimos ainda quaisquer roubos contra os índios, seja de suas roças, seja de outras coisas que lhes pertençam, sob as penas supra mencionadas.. .
(Trecho da Constituição da França Equinocial de 1612 lida durante a fundação de São Luís)

Crendices
.Não se deve varrer a casa às sextas-feiras, porque Nossa Senhora varria a sua quando recebeu a notícia de que Jesus agonizava..
.Quando se deseja que o tempo melhore, joga-se um copo de café no terreiro, para Santa Clara, dizendo: Santa Clara, clareai!. .
.Queimar chifre de boi espanta cobra..
.Derramar açúcar na mesa ou no chão traz felicidade.

Nenhum comentário: