segunda-feira, 27 de outubro de 2008

AVISO URGENTE
LEIAM, COPIEM E DIVULGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRI
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM
ESCOLA ANNA ADELAIDE BELLO EBEP/ NÍVEL MÉDIO
PROFESSORA: IRANE DA CONCEIÇÃO TURNO: MATUTINO/VESPERTINO
SÉRIE: 1ª TURMA: A/B/C/D/E/F
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA / 4º BIMESTRE
TAREFAS:
1. Leitura do capítulo “sociedade, cultural e cotidiano no Brasil imperial”, marcando os principais pontos, responder as questões entre o mesmo - (entregar no dia 4/11/08);
2. Baseado no capítulo “sociedade, cultural e cotidiano no Brasil imperial”. PESQUISAR os seguintes itens e/ou palavras: interpretação que o autor faz da escravidão e da abolição;sobre a organização da propriedade da terra no Brasil do final do século 19;Família “dependente, agregada”, que eram grandes proprietários rurais; leiam sobre a Lei do Ventre-Livre e a Lei Áurea passado)escravidão na atualidade e no Maranhão (presente); os significados da expressão “periferia do capitalismo” ou das palavras “periferia” e “capitalismo” e os registrem em seus cadernos capitalismo; por que Machado de Assis foi denominado de "mestre na periferia do capitalismo".
a) Biografia de Machado de Assis;
b) Sobre o romance, Memórias Póstumas de Brás Cubas (livros, revistas ou internet): algumas características (personagem central, local, reflexões, contexto social, fase realista);
3. A partir de suas pesquisas sobre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (livros, revistas ou internet), do filme de mesmo nome relacionar os temas abaixo com o capítulo “sociedade, cultural e cotidiano no Brasil imperial”, Sociedade e cultura maranhense na fase do Segundo Reinado, apontando trechos do mesmo e a Sociedade brasileira/ maranhense na atualidade (educação, cultura, economia, escravidão,divisão do trabalho, violência).
a) “(...) viveu numa época em que jovens brancos e ricos tinham condições para estudar e completar o ensino superior, o que faziam geralmente em Portugal (...)”; Educação (passado/presente)
b)“[...]antevia a abolição dos escravos, mas já sabia que a estrutura básica da sociedade não seria alterada [...]”; herança cultural (passado/presente)
c) [...] Ele não via o Brasil caminhando em direção a uma sociedade igualitária, democrática, pelo contrário, ele representou a forma e os mecanismos criados pela sociedade para garantir estratégias de privilégios e de exclusão[...]; Economia: (passado/presente);
d) às elites do seu tempo, ironizando o autoritarismo e a sociedade senhorial. Sociedade (passado/presente);
e)“[...]no mundo das elites, donas de escravos, em 1800; um ambiente em que predominava a preguiça e o descanso [...]”. divisão de trabalho (passado/presente);
f)“[...] a herança da escravidão ainda não foi totalmente superada. Ela subsiste no preconceito, na descriminação racial e social, na marginalização dos negros e na existência do trabalho escravo em algumas regiões de nosso país [...]. Escravidão/Preconceito racial (passado/presente);
g) “O vergalho” (capítulo)para comentar que Brás Cubas, vê uma briga na rua em que um negro bate em outro [...] o escravo, agora liberto, dono de uma quitanda, era senhor de um escravo, e acusava seu novo escravo de alcoolismo [...]O autor nos mostra nesta passagem do romance e/ou filme que a escravidão e o racismo deixaram seqüelas emocionais (passado) e, que na atualidade, independente da cor as pessoas usam de violência;
4.Fazer uma Produção textual para ser lida em sala de aula – contendo todos os pontos pedidos (educação, cultura, economia, escravidão,divisão do trabalho, violência);
5. Debate: cada grupo apresentar um representante para cada tema acima citado (educação, escravidão, economia, divisão de trabalho, sociedade,herança cultural, preconceito racial e violência);
6. Tempo do debate: 15 minutos/ tema – 3 minutos/participante
7. Produzir Folders;
8. Livre:data show, televisão, DVD _ vale a criatividade do grupo
9. Assistir o filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas – síntese;
10. Data: 4/5/6 de Novembro de 2008.
Observação: no Blog tem algumas informações relevantes

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