domingo, 7 de setembro de 2008

SESI – SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM
ESCOLA ANNA ADELAIDE BELLO EBEP/ NÍVEL MÉDIO
ALUNO (A): Atividade: produção textual : individual

1. As charges estão ao lado:
2. I opção
Brasil Corrupção (Unimultiplicidade) - Ana Carolina
Neste Brasil corrupção pontapé bundão. Puto saco de mau cheiro
do Acre ao Rio de Janeiro. Neste país de manda-chuvas cheio de mãos e luvas tem sempre alguém se dando bem de São Paulo a Belém. Eu pego meu violão de guerra pra responder essa sujeira . E como começo de caminho quero a unimultiplicidade onde cada homem é sozinho a casa da humanidade. Não tenho nada na cabeça a não ser o céu não tenho nada por sapato a não ser o passo. Neste país de pouca renda senhoras costurando. Pela injustiça vão rezando da Bahia ao Espírito Santo. Brasília tem suas estradas mas eu navego é noutras águas. E como começo de caminho quero a unimultiplicidade, onde cada homem é sozinho a casa da humanidade( Composição: Ana Carolina E Tom Zé).
II opção
Só de Sacanagem (Ana Carolina)Meu coração está aos pulos!Quantas vezes minha esperança será posta à prova?Por quantas provas terá ela que passar?Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde eles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:" - Não roubarás!" " - Devolva o lápis do coleguinha!"" - Esse apontador não é seu, minha filha!"Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!Dirão: - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”E eu vou dizer: ”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.” Dirão:" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: - Não admito! Minha esperança é imortal! ”E eu repito, ouviram? IMORTAL!!! Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final (Composição: Elisa Lucinda
3. "O Brasil independente, nasce como nação dependente" (Gilberto Cotrim).
A temática em discussão está contido no capítulo “Os caminhos da política imperial brasileira: do Primeiro Reinado à Proclamação da República”. A partir das aulas ministradas e/ou com o apoio da charge, letra da música - Brasil Corrupção (Ana Carolina) e/ou Só de Sacanagem(ana carolina), frase, JUSTIFIQUE a situação do Brasil (passado/presente) apontando a situação politica, econômica e social, as Inconfidências (Mineira/Baiana/ atuais) e os direitos dos brasileiros afirmados na Constituição (1824/1988).

Nenhum comentário: