domingo, 7 de setembro de 2008

Educar é formar o cidadão do futuro!
“Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo.
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer.
Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”
Fernando Pessoa

Assim como da aldeia se pode ver o Universo, as tecnologias nos permitem conhecer o mundo, a Terra, o Universo; atingir horizontes jamais imaginados. Viajamos milhões de quilômetros sem nem mesmo sair de casa.
Mas não são necessárias apenas tecnologias atuais, de última geração. Na educação o professor pode levar o aluno ao máximo conhecimento apenas usando a imaginação, o giz, o quadro, um mapa... Por isso, o que o professor possui e tem acesso é o que faz do momento uma viagem inesquecível à aprendizagem. Como diz o poema: “A minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer”; as minhas ferramentas de trabalho são tão poderosas como qualquer outra tecnologia, basta que eu saiba manuseá-las para que se tornem as minhas melhores aliadas. O professor não precisa de Slides, Datashow, DVD; basta usar as armas que possui. Se for apenas o livro, que utilize o livro! Transfira uma imagem do livro para o quadro ou para um cartaz, utilize um mapa e assim a viagem ficará quase perfeita.
“Sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura”, ou seja, minha visão vai além do meu tamanho, posso enxergar o outro lado mundo, a tecnologia me permite falar e ver uma pessoa lá no Japão. Posso me comunicar com meu vizinho da casa ao lado sem vê-lo ou ouvi-lo.
Pobre não é aquele que não possui recursos e sim aquele que não consegue enxergar além do que seus olhos podem ver. E é aí que entra o papel do professor, ele precisa ver além, ser atualizado e principalmente dinâmico.
OSERVAÇÃO: Encontrei e estou repassando...

Nenhum comentário: