segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ASPECTOS HISTÓRICOS DA FUNDAÇÃO DE SÃO LUÍS
(PRAIA GRANDE: Uma História de Resistência - Lana Lourdes Pereira)
Os oceanos foram os caminhos utilizados pelos conquistadores europeus, na procura de novas plagas, onde fosse possível encontrar as riquezas tão necessárias para o desenvolvimento e enriquecimento daquelas nações. Durante muito tempo, os portugueses tentaram chegar às terras maranhenses, porém, as várias expedições organizadas pelos seus donatários foram infrutíferas. Qualquer que fosse, porém a data, Luiz de Mello foi também infeliz na sua expedição, como os outros, pois naufragou também em seus baixos que o Coronel Lago conjectura serem dos Atins ou Corôa Grande, salvando-se só uma das caravelas, em que os desventurados navegantes voltavam a Portugal.. Depois da perda de Luiz Mello, nada mais se tentou para o descobrimento do Maranhão, até a invasão dos franceses.
Como se sabe, muitas são as notícias sobre incursões de franceses nas costas brasileiras. No Maranhão este contato se deu bem antes de 1594, quando Jacques Riffaut aportou em nossas terras e deixou Charles de Vaux chefiando os franceses e índios amigos.
um comércio de resgate com os índios maranhenses, que os de Ruão e Dieppe efetuavam seguramente durante os trinta e cinco anos que antecederam a chegada dos dois generais...
Em 26 de julho de 1612 os franceses aportam na Ilha de Sant'Ana para darem início a empreitada de fundar no Maranhão a França Equinocial.
Foi escolhido para sede da colônia um local mais elevado na confluência dos dois maiores rios da ilha. Construíram o forte e celebraram a primeira missa, tomando posse solenemente da terras. Por fim, dada formalmente fundada a colônia, o senhor de Razilly deu ao forte o nome de Saint - Louis, em homenagem ao rei menino, Luis XIII, de França e Navarra, de quem era loco-tenente-generais na terra; e ao ancoradouro, ao pé do Forte, e de Port de sainte-Marie, em homenagem à Virgem Mãe de Deus, pois que era aquele o dia de sua natividade, e em homenagem à Rainha - Mãe e viúva, Maria de Médici, patrocinadora da expedição. Estava fundada a França Equinocial - 8 de setembro de 1612.
A colonização francesa vai aos poucos fazendo o reconhecimento da terra, e em conjunto com os índios vão construindo o povoado com habitações feitas de madeira e cobertas por folhas de pindoba. Em pouco tempo tinham aprontados muito desses abrigos, de um ou dois pavimentos de acordo com a encomenda, além de um grande armazém, para onde foram levados de bordo mantimentos e outras coisas necessárias. Os portugueses sabendo da presença francesa em suas terras começaram a enviar as expedições com o intuito de retomarem a posse das terras. O intento apesar de muitos obstáculos se concretizou quando os portugueses venceram os franceses na batalha de Guaxenduba e assinaram o tratado de trégua. Contudo, somente com o casamento de Luís XIII com Ana da Áustria, que marcou a nova amizade de duas casas reinantes, chegava ao fim, o domínio francês em terras portuguesas. Assim o nome de São Luís, reminiscência da ocupação estrangeira e que fora mudado para São Felipe, em homenagem ao Rei da Espanha, voltaria a prevalecer depois de algum tempo.

Nenhum comentário: